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quarta-feira, 20 de junho de 2018

TENSÕES


A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das cargas internas que agem no interior do corpo.
A análise e o projeto de uma dada estrutura implica a determinação das tensões e deformações, proporcionando o estudo de sua estabilidade quando sujeito a forças externas.

Cargas Externas

1. Forças de superfície:
Causadas pelo contato direto de um corpo com a superfície de outro.

2. Força de corpo:
Desenvolvida quando um corpo exerce uma força sobre outro, sem contato físico direto entre eles.


Cargas Resultantes Internas

O objetivo do diagrama de corpo livre é determinar a força e o momento resultantes que agem no interior de um corpo. Em geral, há quatro tipos diferentes de cargas resultantes:
a) Força normal, N
b) Força de cisalhamento, V
c) Momento de torção ou torque, T
d) Momento fletor, M
TENSÕES 
A distribuição de carga interna é importante na resistência dos materiais.
A tensão descreve a intensidade da força interna sobre um plano específico (área) que passa por um ponto

Tensão normal, σ
Intensidade da força que age perpendicularmente à seção.

Tensão de cisalhamento, τ
• Intensidade da força que age tangente (paralela) Ã  seção.

Tensão normal em uma barra com carga axial 

Quando a área da seção transversal da barra está submetida à força axial pelo centroide, ela está submetida somente à tensão nominal.
Equilíbrio
• As duas componentes da tensão normal no elemento têm valores iguais mas direções opostas.

Tensões de Cisalhamento
A tensão de cisalhamento distribuída sobre cada área secionada que desenvolve essa força de cisalhamento é definida por:

τ= tensão de cisalhamento média

V = força de cisalhamento interna resultante
A = área na seção



A tensão de cisalhamento ocorre comumente em soldas, parafusos, rebites e pinos que ligam as diversas partes das máquinas e estruturas. 


Tensões admissível

Muitos fatores influenciam na tensão real de um elemento, dentre eles pode-se citar:
Variações que podem ocorrer nas propriedades do elemento sob
consideração;
Número de cargas que podem ser esperadas durante a vida da estruturas ou máquina;
Tipo de carregamento planejado para o projeto ou que pode ocorrer no futuro;
Tipo de falha que pode ocorrer;
Deterioração que pode ocorrer no futuro em razão de falta de manutenção ou causas naturais imprevisíveis.
O fator de segurança ou coeficiente de segurança é um método para
especificação da carga admissível para o projeto ou análise de um
elemento.
• O fator de segurança (FS) é a razão entre a carga de ruptura e a

carga admissível.


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