Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CIÊNCIAS DOS MATERIAIS : QUESTÕES DO ENADE - 2005

01 - (ENADE - 2005) - Materiais são constituídos por átomos que, no estado sólido, mantêm-se unidos por ligações químicas primárias e secundárias. O tipo de ligação afeta as propriedades químicas e físicas do material. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.

A -  Diferentemente dos materiais metálicos e cerâmicos, nos polímeros, a temperatura de fusão é determinada pelas ligações primárias covalentes e não pelas ligações secundárias fracas, que incluem ligações de Van der Waals e pontes de hidrogênio.
B -  Sabendo que os elementos químicos cálcio e oxigênio têm números atômicos 20 e 8, respectivamente, é correto afirmar que a ligação química formada entre átomos desses dois elementos é predominantemente do tipo iônica.
C -  A ligação carbono - cloro tem energia mais baixa que as ligações carbono - carbono e carbono-hidrogênio. Por essa razão, durante a degradação do policloreto de vinila (PVC), ocorre a liberação de ácido clorídrico (HCR) devido à quebra da ligação carbono - cloro.
D -  O módulo de elasticidade do silício metálico (Si) é menor que o da sílica (SiO2), devido à mais alta energia das ligações presentes no composto.
E -  O elemento químico cobre ocorre na natureza na forma de óxido de cobre, devido ao fato de a ligação química iônica ser mais estável que a ligação metálica.


02 - (ENADE - 2005) - Na obtenção de produtos úteis ao homem, é fundamental a relação existente entre os três elementos básicos da ciência dos materiais: estrutura, propriedade e processamento. Cada uma das opções abaixo contém duas asserções ligadas pela palavra porque. Assinale a opção em que as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A - Produtos cerâmicos não podem ser fabricados por processos que dependem da ocorrência de deformação plástica no material porque as matérias-primas utilizadas para fabricação de cerâmicas convencionais são naturais.
B - Conhecido como encruamento, a laminação a frio de metais aumenta a sua dureza porque ocorre diminuição do tamanho de grão do metal durante a laminação a frio.
C - A consolidação dimensional de produtos cerâmicos obtidos por prensagem ocorre durante a queima porque a diminuição de porosidade advinda da sinterização leva a um aumento da resistência mecânica de cerâmicas.
D - O controle da temperatura e da concentração do iniciador durante a síntese de polímeros influencia o limite de resistência à tração desse tipo de material porque o controle desses parâmetros afeta a massa molar média do polímero obtido.
E -  Peças metálicas obtidas por fundição apresentam tamanho de grão menor do que peças do mesmo componente processado por forjamento porque a solidificação de metais acarreta a formação de um material policristalino.

03 - (ENADE - 2005) - No campo da ciência de materiais, defeito ou imperfeição estrutural indica a ocorrência de interrupção, irregularidade ou desarranjo na estrutura do material. A presença de imperfeições não implica necessariamente efeito negativo sobre as suas propriedades. Pelo contrário, defeitos podem ser introduzidos, intencionalmente, para produzir determinado conjunto de
propriedades. A respeito de imperfeições estruturais e seus efeitos sobre o comportamento de materiais, assinale a opção incorreta.
A -  Lacunas são imperfeições no arranjo atômico, geralmente presentes em materiais metálicos e cerâmicos, que possibilitam a ocorrência do mecanismo de difusão atômica, necessário para a maioria dos processos de transformação de fase.
B -  O contorno de grão — imperfeição estrutural tipicamente presente em materiais monocristalinos — permite o controle de propriedades mecânicas. Reduzindo o tamanho de grão, é possível diminuir o limite de resistência de materiais.
C -  A deformação plástica de metais, por meio da qual realizam se diversos processos de conformação mecânica, como a laminação, por exemplo, ocorre por meio do movimento de
discordâncias ou deslocações.
D -  A presença de poros pode ser desejável, dependendo da aplicação do material. Poros podem ser introduzidos intencionalmente, por exemplo, para reduzir a condutividade térmica de materiais.
E -  A adição intencional de impurezas em um material, mesmo em pequenas quantidades, pode afetar significativamente suas propriedades ópticas e elétricas.

04 - (ENADE - 2005) - O comportamento e o tempo de vida útil de metais, cerâmicas e polímeros dependem das condições ambientais a que estão expostos. No tocante a esse assunto, assinale a opção correta.
A -  Metais mantêm suas propriedades mecânicas mesmo sob temperaturas acima da metade da temperatura de seu ponto de fusão, o que torna esses materiais os mais indicados para uso em altas temperaturas.
B -  A degradação em meio líquido ocorre somente em materiais metálicos, uma vez que cerâmicas e polímeros são resistentes à corrosão.
C -  Quando materiais metálicos e cerâmicos são submetidos a solicitação mecânica constante, em temperaturas acima da metade de sua temperatura de fusão, ocorre o mecanismo de deformação conhecido como fadiga.
D -  A temperatura pode afetar a estabilidade química e as propriedades mecânicas de materiais, mas não tem efeito sobre propriedades elétricas, ópticas e magnéticas.
E - O aumento de temperatura provoca uma contínua redução do módulo de elasticidade dos materiais. Na faixa da temperatura de transição vítrea (Tg) para polímeros e vidros, esse efeito é
bem mais acentuado.

05 - (ENADE - 2005) - Considere que um engenheiro de produção de materiais recebeu como tarefa supervisionar a fabricação de um espelho semelhante ao utilizado no telescópio espacial Hubble, mas com a finalidade de ser instalado no deserto de Atacama, no Chile. Nessa região, a diferença de temperatura entre o dia e a noite pode chegar a 100 ºC. Após o espelho ter sido produzido e instalado no local, ocorreu uma ruptura no mesmo em razão de um processo de choque térmico. O engenheiro responsável apontou, corretamente, que esta ruptura esteve associada aos fenômenos de
A -  expansão/contração térmica e resistência elétrica.
B -  fadiga e condução elétrica.
C - expansão/contração térmica e condução elétrica.
D -  expansão/contração térmica e condução térmica.
E -  deformação viscosa com fratura frágil.

RESPOSTAS
01 - A
02 - D
03 - B
04 - E
05 - D

Um comentário:

TENSÕES

A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a in...