Páginas

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Questões Ciências dos Materiais

1 - Com que se ocupa a Ciência dos Materiais e qual sua importância na Engenharia?
A Ciência dos materiais estuda a relação entre estrutura e propriedades dos materiais. Trabalha na ampliação do conhecimento dos materiais, definindo seu potencial de utilização e suas limitações.
Sua importância na engenharia moderna se deve à capacidade de se obter através de pesquisa, certas combinações de materiais, estruturas e propriedades que poderão representar soluções para aplicações em determinadas condições de serviço, de meio e minimizando os custos.

2 - Diferencie conhecimento fenomenológico e enciclopédico.
Fenomenológico consiste no Conhecimento que provém da ciência, baseado no estudo das causas e efeitos; o enciclopédico deriva de conhecimentos práticos devidos unicamente à experiência (empírico). Sabemos os resultados sem explicações científicas.

3 - Classifique os materiais segundo os seguintes critérios:
a) aplicação na indústria; Metais, cerâmicos, polímeros e compósitos
b) grau de desenvolvimento tecnológico: naturais, empíricos, desenvolvidos científicos e projetados
c) morfologia. Monoestruturados, recobrimento, gradiente e aleatório

4 - Como se interrelacionam estrutura, propriedades, processamento e desempenho em serviço de um material?
Sendo conhecido o desempenho e as propriedades requeridas de um componente para certa aplicação, podemos, através da ciência dos materiais definir o tipo de material a ser empregado e qual a estrutura mais adequada para conferir as tais propriedades desejadas às condições de trabalho. A partir daí, será escolhido o tipo de processamento mais adequado para a obtenção da referida estrutura no material escolhido.

5 - Dê dois exemplos que evidenciam a relação entre estrutura e propriedades dos materiais.
O diamante e o grafite. O grafite tem estrutura cristalina hexagonal. O diamante sofreu uma pressão e tem estrutura cúbica. O ferro que ao levar a temperatura passa de uma estrutura cúbica do corpo centrado para uma estrutura cúbica de face centrado, sendo um material mais resistente.

6 - Como se divide e qual o critério no estudo da estrutura de um material?
Divide-se no estudo da estrutura atômica, estrutura cristalina, microestrutura e macroestrutura.
Este critério está associado ao valor dimensional de cada nível estrutural
A estrutura atômica: estudo do átomo em sim, raio atômico e partículas elementares.
Estrutura cristalina: estuda a estrutura molecular, célula unitária e distancia atômica.
Microestrutura: estuda orientação, distribuição proporção, tamanho, composição, fases, formas.
Macroestrutura: estuda os acabamentos e a geometria das peças.

7 - Em que estaria baseada a mudança de propriedades de um mesmo material fabricados por diferentes processos?
Os processos aplicados podem formar diferentes microestruturas em um material, originando diferentes propriedades para este mesmo material. Ou seja estaria condicionada na mudança da estrutura cristalina.

8 - Diferencie propriedades de corpo e de superfície.
Propriedades de corpo caracterizam o material quanto ao comportamento mecânico, propriedades elétricas, magnéticas e condutividade térmica; propriedades de superfície caracterizam o material quanto à reatividade com o meio, resistência à corrosão e ao desgaste, biocompatibilidade e efeito decorativo.

9 - Do que depende a escolha de um determinado processo de fabricação?
Depende das propriedades da matéria prima, das propriedades exigidas e do tipo de peça, componente ou estrutura que se vai projetar.

10 - Diferencie com suas palavras os tipos de materiais quanto às suas propriedades (físicas, químicas e mecânicas) típicas.
Metais: são geralmente uma combinação de elementos metálicos. Seus elétrons não estão ligados a nenhum átomo em particular e por isso são bons condutores de calor e eletricidade; têm aparência lustrosa quando polidos; não são transparentes à luz visível; bastante utilizados em aplicações industriais.

Cerâmicos: são geralmente não metálicos e inorgânicos; são óxidos, nitretos e carbetos; são isolantes de calor e eletricidade; alta dureza, porém frágeis.

Polímeros: são geralmente compostos orgânicos, baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não-metálicos. São constituídos de moléculas muito grandes; apresentam baixa densidade e podem ser extremamente flexíveis

Compósitos: são materiais onde se consegue misturar propriedades de materiais diferentes, obtendo-se relações ótimas de resistência mecânica/peso, ou elevada dureza e boa resistência ao impacto, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TENSÕES

A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a in...